A Era da Desinformação

O mundo está em constante transformação e ao atual cenário certamente obrigará empresas e profissionais que lidam com a área tributária a navegar por novas águas e com um novo olhar crítico direcionado às atividades da Administração Tributária. A obra que indicamos é um convite para compreendermos como iniciou-se a inserção do Brasil na Era do Conhecimento e os ciclos bem identificáveis da chamada Inteligência Fiscal com o advento da Nota Fiscal Eletrônica, Escrituração Contábil Digital e Escrituração Fiscal Digital, formando o núcleo do SPED- Sistema Público de Escrituração Digital.

A transformação sempre foi uma constante, agora de forma acelerada. Não somente a tecnologia está sendo a chave da Revolução da Informação, os desafios passam a ser cognitivos, os quais dependerão de novas ciências incluindo o Direito e a Economia para a sua compreensão. Surgem assim, duas novas eras após a revolução tecnológica das Receitas de forma pioneira no mundo. Novas técnicas de arrecadação (substituição tributária, não-cumulatividade mitigada, crédito presumido, autuação eletrônica, SISCOMEX, SISCOSERV) criando inconveniências de caixa para as empresas pelo antecipação de recebíveis dos FISCOS antes mesmo da realização de receitas, aliados à banalização dos institutos penais que culminam num Estado mais sancionador (indústria da multa), aumentam o custo da certeza na tomada de decisões fiscais.

Vivemos a “Era da Desinformação Fiscal” à medida que a funcionalidade desta tecnologia passa a mutilar institutos, conceitos e métodos trazidos pela legislação tributária, desorientando contadores e utentes desta tecnologia, angustiando uma sensação de que não vivemos o império da lei, mas o império do software.

As “fórmulas mágicas” adotadas pelo Estado precisam ser replicadas e antecipadas pelo setor empresarial com novas métodos de governança e programas de integridade fiscal.

publicado em 23/07/2023
São Paulo - Avenida Paulista, 1765, 5º andar, Bela Vista.
São Paulo/SP • CEP 01311-200
Telefone: (11) 3262-4279
Email: contato@arenas.adv.br
Segunda à Sexta-feira das 08h00 às 18h00
Newsletter
Política de Privacidade | Site desenvolvido por StrikeOn
© 2021 Arenas Advogados. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.